sábado, 27 de março de 2010

Eu indico!

Após a indicação de uma mulher que é referencial para mim, Drª Adair, li há pouquíssimos dias – Ensaio sobre a cegueira, de José Saramago. O autor é simplesmente fantástico e eu posso afirmar isto com certeza, já que leio cada “coisa” na faculdade.

Saramago escreve de uma maneira que envolve, que prende a respiração do leitor e faz com que ele reflita de uma maneira profunda acerca do assunto proposto.

O livro narra “Um dia normal na cidade. Os carros parados numa esquina esperam o sinal mudar. A luz acende-se, mas um dos carros não se move. Em meio às buzinas enfurecidas e à gente que bate nos vidros, percebe-se o movimento da boca do motorista, formando duas palavras: Estou cego. Assim, a “treva branca” que acomete esse primeiro cego vai se espalhar incontrolavelmente pela cidade e, em breve, uma multidão de cegos precisará aprender a viver de novo, em quarentena.”

Há uma mensagem muito maior por trás da narrativa – até onde as pessoas vão ou estão dispostas a ir quando o assunto é sobrevivência. Como o homem pode se transformar e viver como animal, já que há uma luta corporal e afetiva por trás do contexto. Será que a raça humana se esquece dos valores morais e éticos quando está prestes a passar por um conflito?

Estas e outras perguntas o leitor faz enquanto lê. Faz sozinho, enquanto reflete.

Você pode não gostar de Literatura, pode ler apenas a revista, o gibi ou o jornal, mas ainda assim irei te recomendar. Perca, ou melhor, ganhe alguns minutos investindo em você e entre nesse mundo que o autor te propõe, mas, “fica a dica” – segure-se, porque a narrativa é forte e não há passadinhas de mão na cabeça do leitor.

Ah, e se ainda assim você não se empolgar, assista pelo menos o filme – ele foi lançado há pouco tempo e é uma cópia fiel do livro.

________

"Se podes olhar, vê.
Se podes ver, repara."
[José Saramago - "Ensaio sobre a Cegueira"]

Nenhum comentário:

Postar um comentário